Sobre a Biblioteca Digital

        A primeira submissão de um trabalho no acervo da Biblioteca Digital do INPE, ocorreu no dia 1º de setembro de 1995. A partir de 2001, as submissões tornaram-se on-line facilitando as admissões de novas contribuições no formato digital. No mesmo período, iniciou-se o trabalho de digitalização do acervo que ainda se encontrava exclusivamente na forma impressa.

Atualmente o acervo oferece acesso a mais de 6000 documentos eletrônicos como por exemplo: e-prints, livros on-line, teses e dissertações.

Desde 2003, a Biblioteca Digital tornou-se um provedor de dados, conforme o padrão internacional OAI-PMH ("Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting"), fazendo com que os trabalhos armazenados no acervo estejam acessíveis a partir dos provedores de serviços OAI espalhados pelo mundo. Assim, os trabalhos do INPE constam, por exemplo, na base de dados da Universidade de Michigan - OAIster (com mais de 9 milhões de referências) e na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT.

A Biblioteca Digital também tem fornecido ao INPE os Indicadores da sua produção técnico-científica para os anos de 2006, 2005, 2004, 2003 e 2002.

Para oferecer estes serviços, a Biblioteca do INPE implantou o sistema de gerenciamento URLibService, desenvolvido por Gerald J. F. Banon.